notícias

Diácono Thiago Paulo Protexe será ordenado neste domingo

Cerimônia será presidida pelo eparca Dom Meron Mazur, na Paróquia Imaculada Conceição de Maria, de Rito Ucraniano, a partir das 9h30

Edilson Kernicki, com reportagem de Ademar Bettes e Jussara Harmuch 
Padre Luiz Slobojian ao lado do diácono Thiago Paulo Protexe e do presidente da Paróquia Imaculado Coração de Maria
A Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Rito Ucraniano, estará em festa neste domingo (9), com a ordenação sacerdotal do diácono Thiago Paulo Protexe, de 30 anos. A cerimônia será presidida pelo eparca Dom Meron Mazur, da Eparquia da Imaculada Conceição, de Prudentópolis. No Rito Ucraniano, o eparca corresponde ao bispo e a eparquia, na linguagem canônica latina, à diocese. A Paróquia Imaculado Coração de Maria é uma das 12 que formam a Eparquia, sediada em Prudentópolis, que possui 127 comunidades distribuídas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Guarapuava, Irati, Ivaí, Pato Branco, Pitanga, Prudentópolis e Roncador, no Paraná.
O eparca Dom Meron Mazur será recebido na Paróquia Imaculado Coração de Maria por volta das 9h30 e, a seguir, ele celebra a Divina Liturgia e a ordenação presbiteral do diácono Thiago Paulo Protexe. A celebração será cantada pelo Coral São Josafat, de Prudentópolis.
Thiago, que esteve em retiro espiritual durante toda a semana, em preparação para receber o sacramento da Ordem, disse que “o coração está a mil” diante da expectativa por esse divisor de águas em sua vida religiosa. O padre Luiz Slobojian afirmou que, ao longo das décadas, pouca coisa mudou no rito sacramental e que, no entanto, a essência foi mantida. “O essencial não muda na ordenação de um novo sacerdote. A igreja, principalmente aqui em Irati, não só a nossa, mas Irati toda tem essa satisfação, a alegria, a bênção de ter mais um padre, filho de Irati. Estamos todos apreensivos para o dia de domingo”, acrescentou o padre. É aguardada a presença de dezenas de religiosos e leigos na celebração.
“Toda a celebração será em ucraniano. Só o juramento e a explicação do rito de ordenação que serão em português. O restante da liturgia será todo em ucraniano”, comentou o diácono.
Thiago foi ordenado subdiácono em 6 de outubro em Curitiba, no Seminário Maior São Josafat. Na mesma semana, no dia 12 de outubro, foi ordenado diácono na Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Thiago nasceu na comunidade de Volta Grande e cresceu frequentando a Capela São Pedro e São Paulo, na comunidade de Gonçalves Júnior.
Logo após a ordenação, haverá um almoço comunitário. No cardápio, saladas variadas, arroz – branco ou ao molho de frango, farofa, lasanha à bolonhesa, frango, lombo recheado com ameixas e alcatra. Como sobremesa, sagu com creme. Bebidas serão vendidas à parte, com as seguintes opções: água, cerveja, refrigerante e cerveja caseira. As vendas dos cartões foram encerradas na quinta (6) e está confirmada a presença de 400 pessoas.
O neossacerdote Thiago Paulo Protexe vai celebrar sua primeira missa no domingo seguinte, dia 16 de fevereiro, na Igreja Ucraniana São Pedro e São Paulo, em Gonçalves Júnior. Depois da Primeira Divina Liturgia, será servido um almoço comunitário. Os cartões estão sendo vendidos a R$ 25 e crianças até 12 anos não pagam. O cardápio inclui a comida típica ucraniana, com acompanhamento de carne de porco e frango e venda de bebidas em geral.

Crescer na igreja

Thiago contou que, desde criança, sempre gostou de estar na sacristia e auxiliar ao padre, como coroinha, até que, com 12 anos, foi para o Mosteiro da Assunção da Santíssima Mãe de Deus, em Ivaí, que abriga o Noviciado da Província da Ordem de São Basílio Magno (OSBM). “Fiquei um tempo e saí. Voltei para casa e fiquei com meu pai. Estudei tudo aqui. Fazendo um curso de leigos para catequese, em Prudentópolis, com 23 anos, fui convidado pelo bispo Dom Meron Mazur, que participa do curso lá, para fazer uma experiência em Curitiba. Fui, me adaptei bem, gostei. Ano passado, terminamos o curso de Teologia e estou também terminando o curso de pós-graduação em Mariologia neste semestre”, relatou.
Thiago se formou em Teologia e cursa a pós-graduação em Mariologia na FASBAM (Faculdade São Basílio Magno). O curso de especialização lato sensu em Mariologia resulta de uma aliança educacional entre a FASBAM e o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, e visa aprofundar os conhecimentos sobre a importância de Maria no mistério de Cristo e da Igreja e estuda a presença de Maria na Bíblia, no Dogma e na Liturgia.