notícias

Criança de 5 anos apresenta sintomas de sarampo em Irati

Caso suspeito da doença foi o segundo registrado somente nesta semana. Pessoas que frequentaram locais onde a criança esteve devem procurar unidade de saúde para verificar esquema vacinal

Da Redação
Vacinação é a única forma de prevenir o sarampo. Foto: IFPR/Arquivo

Uma criança de 5 anos apresentou sintomas de sarampo em Irati. Por esse motivo, a secretaria Municipal de Saúde pede as pessoas que frequentaram alguns locais onde a criança esteve nos últimos dias para que compareçam aos postos verificar o esquema vacinal.
Os locais são:
Dia 23/2 (Domingo) - Gruta e Capela de Apiaba entre 9 e 15 h. No mesmo dia, das 17 às 18 h no Parque Aquático, no playground em frente à sorveteria. Já no dia 27 (quinta-feira), das 11h30 às 16 h, no Pronto Atendimento Municipal.
As pessoas que passaram nestes locais devem procurar uma unidade de saúde nesta sexta-feira, 28, até às 16h30, com RG, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.
Esse é o segundo caso suspeito de sarampo identificado em Irati somente nesta semana. Na quarta-feira, 26, a secretaria de Saúde informou que uma criança, de 11 meses, também apresentou sintomas da doença.
Até o momento, já foram notificados 37 casos suspeitos de sarampo em Irati, de acordo com dados do setor de vigilância epidemiológica municipal. Seis deles tiveram resultado positivo para a doença.
A vacina é a única forma de prevenir o sarampo. A doença mata. Os mais vulneráveis são as crianças, os imunodeprimidos e os idosos.
Ontem, 27, a secretaria de Saúde também divulgou um dado preocupante em relação ao número de jovens que foram vacinados durante a campanha que está em andamento até o dia 13 de março. Em Irati, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística existem 9.426 pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos. Desses apenas 1.015 jovens foram vacinados até quinta-feira, 27.
Todas as pessoas nessa faixa etária por mais que já tenham sido vacinados necessitam receber uma dose extra da vacina.
A secretaria de Saúde ainda lembra que o estado adotou uma estratégia de campanha diferente do Ministério da Saúde. Ou seja, em vez de realizar a campanha em duas etapas nos meses de fevereiro e agosto optou por vacinar todas as faixas etárias neste mesmo momento. A faixa etária de 20 a 29 anos está sendo prioritária neste momento, pois foi a mais acometida pela doença seja trabalhando no comércio, estudando ou mesmo em festas e viagens com aglomeração de pessoas. A Secretaria de Saúde de Irati disponibiliza uma equipe para vacinação in loco. Interessados devem entrar em contato pelos telefones 42- 3907 3155 ou 42-9-9104 1938.