notícias

Carnaval iratiense terá programação católica, evangélica e matinê

Evento será realizado no pavilhão do Parque Aquático com início no sábado, 22, e encerramento na terça-feira, 25, com o Carnaval Popular

Lenon Diego Gauron
Em participação no programa "Meio Dia em Notícias", secretário de Cultura, Alfredo Van Der Neut, falou sobre os motivos da prefeitura ter escolhido o Parque Aquático como local do carnaval de 2020/ Rayla Franco
Quem for passar o carnaval 2020 em Irati contará com uma programação diversificada e familiar, é o que promete o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van der Neut. A novidade neste ano será o local das apresentações. O evento acontecerá no pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, no bairro Rio Bonito, nos dias 22, 23, 24 e 25. 
Em entrevista no programa "Meio Dia em Notícias" da Rádio Super Najuá, o secretário comentou sobre os motivos da mudança do local, os custos das apresentações e as expectativas da prefeitura quanto a aceitação do público.
“Antigamente as famílias se movimentavam, se organizavam durante o ano todo e levavam os blocos para a rua, além da gente ter na época até algumas apresentações de fora, como o pessoal de Santos (SP) vinham na terça-feira [de carnaval] se apresentar aqui; nós tínhamos uma estrutura bonita e o carnaval era muito bom. Infelizmente, com o passar do tempo, por falta de incentivos e de outros fatores, o carnaval de rua chegou a quase zero. Após conversarmos com o prefeito Jorge Derbli, vimos que manter o carnaval do jeito que estava seria até degradante ao nosso município. Então o próprio prefeito se manifestou interessado em tentar, vamos ver agora o resultado, e o carnaval deste ano será no pavilhão do Parque Aquático", afirma Alfredo. 
Sobre os custos, o secretário disse que cada dia de apresentação custará aproximadamente R$ 10 mil aos cofres públicos, mas que, segundo ele, o valor será menos da metade do que era investido quando a festividade ocorria na rua. Ele comentou ainda que os grupos que irão se apresentar no parque poderão fazer vendas de lanches, por exemplo, e não terão de pagar nenhuma taxa à prefeitura, assim como os vendedores ambulantes que já trabalham no local. Entretanto, outras pessoas que manifestarem interesse em trabalhar no parque nos dias de carnaval “terão que colaborar de alguma forma com os custos”, conforme Alfredo, que não deixou claro que tipo de taxa seria essa.
Ele observou também que Irati está se tornando referência para outras cidades da região e que cabe ao município organizar eventos que atraiam as pessoas que não podem ir até aos carnavais mais tradicionais do estado, como no litoral. Alfredo finalizou convidando a população para participar do carnaval de Irati e, para os que puderem, levando fantasias e adereços.
Confira a programação de carnaval de Irati 
No sábado, dia 22, das 19h às 22h30, o evento inicia com a programação Católica. O tema é “não vos conformais com este mundo...”, com realização de diversas atividades referentes ao tema, sendo elas:
- 19h30 - abertura oficial com o Padre Luiz Carlos Mirkoski;
- 19h40 - animação com bandas;
- 20h30 - pregação;
- 20h45 - teatro;
- 21h - louvor;
- 22h30 - encerramento oficial.
Domingo, dia 23, das 15 às 18h, será realizada a matinê infantil, com sorteio de brindes. Neste dia, exclusivamente no interior do pavilhão, serão disponibilizados vários brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, como tobogãs, cama elástica, piscina de bolinha, touro mecânico, centopeia, castelinho e mesa de aero hockey. Neste dia, haverá apresentação com a banda Radio Radar, grupo Por Acaso e Dinho Chokolat & Banda. 
Na segunda-feira, dia 24, das 17 às 22h30, acontecerá a programação evangélica. O tema é “Impacto Profético”, com realização de diversas atividades referentes ao tema, sendo elas:
- 17h - leitura bíblica;
- 19h - dança;
- 19h15 - louvor;
- 20h15 - teatro;
- 20h30 - palavra;
- 21h - apelo e oração;
- 21h30 - louvor.
Na terça-feira, dia 25, das 19 às 22h30, encerrando a programação, haverá Carnaval Popular. Neste dia, haverá apresentações da banda Radio Radar, grupo Por Acaso e Dinho Chokolat & Banda.
Nos quatro dias do evento, a entrada será gratuita. Informações pelo telefone: (42) 3907-3157.