notícias

Garagem de prédio comercial desaba no centro de Irati

Segundo Corpo de Bombeiros, desabamento atingiu somente a garagem e não afetou a segurança da edificação

Da Redação, com fotos WhatsApp/Divulgação
A garagem de um prédio comercial da Rua Doutor Munhoz da Rocha, em Irati, desabou na noite de sábado, 30. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento no local por volta das 20h30.
De acordo com a Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Tenente Carla Spak Sobol, o desabamento atingiu somente a garagem e não afetou a segurança da edificação. Mesmo assim, o prédio foi evacuado. Os apartamentos existentes no imóvel somente serão liberados depois da elaboração do laudo de um engenheiro que fará uma perícia no local para que os moradores possam retornar com segurança.
“Foi só a parte da garagem devido a uma escavação ali que a obra [ao lado] precisava fazer. Foram feitas estacas para evitar que isto acontecesse, vindo a entrar em colapso a parte da garagem da edificação. Numa pré-verificação, não houve rachaduras no prédio, somente foi realizada a evacuação por questão de segurança”, informou Spak.
Na manhã deste domingo, 31, foi realizada uma reunião com a Defesa Civil, o departamento jurídico da prefeitura e o engenheiro da obra para que a situação se resolva o mais rápido possível.
A secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati emitiu uma nota comunicando a interdição de algumas ruas na área central em função do incidente. "Devido ao ocorrido na obra do empreendimento do Sr. Renato Sobutka com o edifício da lotérica do Sr. Gutio, solicita-se em nome da Defesa Civil do município de Irati a interdição veicular provisória entre os dias 31/03 e 01/04 por motivos de contingência de vibrações do solo entre as ruas Doutor Munhoz da Rocha e Rua Coronel Gracia (Farmais e Ingrid Hessel) e Rua XV de Novembro, entre a Doutor Munhoz da Rocha e Rua da Liberdade (loja Belli e loja Arco Íris). Esta medida é protetiva para avaliações técnicas no local da obra. Gratos pela compreensão", diz a nota.
O empresário Augusto Tucholski, o Gutio, proprietário da Gutio Loterias, disse à Najuá que seu veículo Chevrolet Cruze caiu no buraco que se formou no local em virtude do desabamento. O carro ainda não foi retirado dos escombros e deverá ser içado com um guincho. De acordo com o empresário, metade da garagem foi destruída em função do incidente. Ele alerta que a outra parte também ficou com a estrutura comprometida. Gutio ainda relata que saiu da garagem cerca de seis minutos antes do desmoronamento.
Em razão da interdição do local, a lotérica da rua Munhoz da Rocha estará fechada nesta segunda-feira, 1º. Por esse motivo, as outras lojas da família atenderão em horário diferenciado. A lotérica do G-Center funcionará das 8 às 19 h. Já a loja da rua Trajano Gracia atenderá das 8 às 18h.
Spak revela que nesta segunda-feira, 1º, começará o processo de correção da área. Além disso, serão retirados alguns objetos para a perícia. “A empresa fez um plano de ação para sanar o que aconteceu. Após apresentado para Defesa Civil e em acordo com a engenheira Diana Serbai, contratada pelo Gutio, foi aprovado e nesta segunda ele iniciará. Por enquanto, o Gutio continuará fechado até que sejam realizadas as correções”, alerta a Subcomandante do Corpo de Bombeiros.