notícias

Bombeiro explica como salvar vítima de engasgo e sufocamento

Técnica de primeiros socorros chamada de Manobra de Heimlich pode salvar vidas de crianças e adultos

Lenon Diego Gauron, com reportagem de Paulo Sava
Você ou alguém da sua família já presenciou alguma situação de engasgo ou sufocamento? Em entrevista no programa "Espaço Cidadão" da Super Najuá, o Cabo Antônio Marcos de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Irati explicou como realizar a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência.

Confira mais detalhes no vídeo no fim do texto

O engasgo ocorre quando a traqueia (órgão responsável em enviar e retirar o ar dos pulmões) é bloqueada por um objeto estranho, seja alimento ou líquido. Ela é protegida pela epiglote, que serve como uma porta que abre e fecha para a passagem de ar.
Durante a alimentação, a epiglote se fecha, impedindo que qualquer alimento ou corpo estranho chegue à traqueia e consequentemente aos pulmões. Quando ocorre uma falha nesta função, alimentos, líquidos ou objetos ocasionam o bloqueio da passagem de ar, o que pode deixar a pessoa inconsciente e até mesmo levá-la à morte.
O Cabo relata que a Manobra de Heimlich criada em 1974 por um médico dos Estados Unidos é a maneira mais simples de reverter um quadro de engasgo e asfixia. Oliveira disse ainda que a tosse é a principal reação do corpo nesses casos. “A manobra é necessária quando há a interrupção dessa tosse. A Manobra de Heimlich é basicamente a compressão da região abdominal da vítima que faz com que o músculo do diafragma expulse qualquer objeto que esteja preso no aparelho respiratório”, relatou.
O bombeiro também falou sobre o que fazer e como prevenir casos de engasgo com crianças e idosos. “Muitas vezes a mãe do recém-nascido dorme e o bebê pode vir a se engasgar com o leite ou mesmo com o peito da mãe. E quando for dar a mamadeira para criança, sempre estar junto. Isso pode evitar acidentes”. Sobre os idosos, o bombeiro comentou que preparar de forma correta os alimentos evita situações de engasgo.

Assista ao vídeo com a explicação do Cabo Antônio Marcos de Oliveira sobre como realizar Manobra de Heimlich em caso de engasgo com alimentos ou objetos