notícias

Antônio Olinto recebe 2ª edição do Projeto “Slava Ukraini” neste fim de semana

Evento começa neste sábado, 30, no pavilhão da Igreja Ucraniana Imaculada Conceição, e termina amanhã, 31, no Ginásio Municipal

Paulo Henrique Sava, com informações da Rádio Difusora do Xisto e do jornal Gazeta Informativa
Fotos: Divulgação Grupo Kalena
O município de Antônio Olinto recebe neste fim de semana a 2ª edição do projeto “Slava Ukraini – valorização da cultura ucraniana no sul do Paraná”. A primeira edição aconteceu em fevereiro no município de Paulo Frontin.
O evento começa neste sábado, 30, no pavilhão da Igreja Ucraniana Imaculada Conceição, e termina neste domingo, 31, no Ginásio Municipal. Hoje, serão realizadas oficinas culturais de pêssankas, bordados e culinária no pavilhão da igreja. As inscrições para as oficinas podem ser feitas com Ana Ortiz.
Amanhã, 31, a abertura será as 10 h com exposição de artesanato, degustação de pratos típicos ucranianos, palestra cultural e à tarde haverá apresentações folclóricas. Todos os eventos serão realizados no Ginásio Municipal. O projeto conta com apoio da Copel e do Programa Estadual de Fomento à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE) e é realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena, que completa 50 anos de fundação. A entrada para o evento é gratuita.
Em entrevista ao repórter Edinei Cruz, da Rádio Difusora do Xisto, Vilson José Kotviski, um dos organizadores, ressalta que serão realizadas oficinas de danças no ginásio Municipal, além de serviço de bar e cozinha atendendo durante todo o dia. Depois, será realizada uma palestra cultural e à tarde, a partir das 13h30, começam as apresentações culturais, com a participação do Grupo Folclórico Ucraniano Jettiá e do Grupo Kalena.
“As pessoas podem ir para prestigiar nossa exposição, conhecer os vários itens culturais, fazer um lanche, almoçar ou prestigiar as apresentações culturais. A partir das 13h30, o Kalena sobe ao palco, estaremos lá com toda a nossa equipe, o grupo adulto, juvenil, máster, infantil, o nosso grupo musical estará cantando nossas canções típicas. Vai ser um evento com muita música, dança, colorido dos nossos trajes típicos, vocês são convidados para a 2ª edição do evento ‘Slava Ukraini – valorização da cultura ucraniana no sul do Paraná’”, frisou Vilson.
Depois de Antônio Olinto, o projeto será realizado em Paula Freitas nos dias 13 e 14 de abril; em Cruz Machado no dia 1º de maio; em General Carneiro nos dias 1º e 2 de junho; nos dias 8 e 9 de junho em Rio Azul; nos dias 29 e 30 de junho em Irati; nos dias 27 e 28 de julho em São Mateus do Sul; em Mallet nos dias 3 e 4 de agosto e em União da Vitória nos dias 17 e 24 de agosto. Os eventos devem ser realizados nos espaços ucranianos, ginásios municipais ou em locais destinados para esse fim, de acordo com cada município. 
Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelos telefones (42) 3522-1996 ou 9-8432-8561, ou pelo site do evento.

Histórico do Grupo Kalena

O Grupo Folclórico Kalena foi fundado em janeiro de 1969 por iniciativa de jovens que não queriam perder a cultura trazida da terra de seus antepassados. O grupo está vinculado ao Clube Ucraniano de União da Vitória. Seus integrantes chegaram a participar de cursos de dança no exterior para aperfeiçoar suas técnicas.  
O grupo conta com 100 integrantes. Entre as principais conquistas, estão o 1º lugar no Festival Internacional de Foz do Iguaçu e no 17º Festival de Danças de Joinville, que é considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2008, o grupo recebeu o prêmio “Culturas Populares”, oferecido pelo Ministério da Cultura como reconhecimento pelo trabalho apresentado. Em 2010, o grupo fez uma turnê internacional pelos Estados Unidos e pela Ucrânia. No Brasil, o grupo já se apresentou em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Canoas, São Paulo, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, Capinzal, São Bento do Sul, Indaial, entre outras.