notícias

Não seja surpreendido pela Dengue

Walter Henrique Trevisan fala sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti

Cibele Bilovus/Najuá, com entrevista de Paulo Henrique Sava
A Rádio Najuá entrevistou o diretor da 4ª Regional de Saúde Walter Henrique Trevisan que contou sobre a situação da Dengue em Irati, e como foi o dia “D” realizado na quarta-feira (18) em todo o Estado do Paraná.
O governador Ratinho Júnior envolveu os órgãos públicos para esse combate intensificado contra a Dengue. Em Irati, na Rua Doutor Munhoz da Rocha teve blitz com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti.
O trabalho dos cidadãos na manutenção de terrenos limpos, sem água parada, é a melhor forma de evitar que a doença vire uma epidemia, pois a população participa diretamente desse combate, conforme explica Trevisan.
“No verão, a chuva e o calor intenso são propícios para a proliferação do Aedes Aegypti, por isso é preciso que todo o Estado ajude nesse combate, as pessoas tendo a sensibilidade de cuidar dos quintais de suas residências, acabar com o lixo das ruas e dos terrenos baldios. O principal combate da Dengue é a participação de todos”.
Para que haja um controle dos focos, os agentes de endemias fazem acompanhamento e monitoramento semanal em todos os municípios. Além disso, são elaborados relatórios quadrimestrais no livro central, que é encaminhado ao Ministério da Saúde.
A chefe do setor de Epidemiologia da 4ª Regional de Saúde Cleusimara Tumasz falou a respeito do trabalho de monitoramento de pacientes suspeitos. Em Irati não foram registrados casos autóctones, ou seja, as pessoas suspeitas de estarem com a doença não a adquiriram nessa região, mas sim em outro município.
A enfermeira ressalta que, mesmo assim,
É preciso estar sempre atento a doença mantendo a vigilância, os profissionais da Saúde precisam lembrar da Dengue, além das outras doenças, para que ela não nos pegue de surpresa.