notícias

Antonio Xavier e Francisco Stroparo são figuras marcantes de bairro iratiense

Crônica de Dagoberto Waydzik conta detalhes da formação do bairro Stroparo, um dos mais tradicionais de Irati

Dagoberto Waydzik /Engenheiro Civil
Um dos mais tradicionais bairros de nossa cidade é o bairro Stroparo. A história desse bairro remete ao ano de 1920, como conta a moradora Luiza Duda Mariani, através de sua mãe Joana Stroparo Duda. Seus pais, o casal Francisco e Luiza Simionato Stroparo, decidiram morar na cidade de Irati justamente em 1920. 
Procuraram por terras num lugar alto e próximo da cidade. Localizaram 20 alqueires de terra e, pelo preço solicitado por um tal de senhor Amazonas, concluíram que era um ótimo negócio. Anos depois, dividiram esse quinhão em 8 lotes para os seus herdeiros. O terreno possuía vegetação densa a qual foram desmatando conforme o necessário para o uso de plantações. A época foi de muitas dificuldades, mas com muita luta e fé inabalável as adversidades foram superadas. Não havia água encanada, mas cada residência possuía um poço cavado para se ter água. Colocava-se um balde de água na cozinha e o banho era na bacia. Chuveiro, após muitos anos era o balde pendurado com cordinha. 
O bairro Stroparo situa-se ao sul do centro da cidade e localiza-se entre os bairros: Jardim Califórnia, Fósforo, Jardim Virgínia e Vila São João. Tem como principais artérias as ruas: Jornalista José da Silva, Nossa Senhora de Fátima, Daniel Moreira, Antonio Cavalin e Trajano Grácia. O bairro liga o centro da cidade ao bairro Vila São João. 
Uma importante entidade do bairro é a Escola Municipal Francisco Stroparo - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foi construída num terreno cuja área é de 3.980 metros quadrados, doado em 1960 pela firma viúva Stroparo e pelo senhor Inácio Filipaki.  
Segundo relato da atual diretora Daniele, dentre os doadores, foi escolhido como patrono da escola o senhor Francisco Stroparo, que nasceu em Veneza na Itália, em 25 de setembro de 1883, filho de Paulo e Ursulina Stroparo. Com a idade de dois anos veio para o Brasil com seus familiares, fixando residência em Campo Largo na Colônia Rio Verde. Casou-se com Luiza Simionato, filha de italianos vindos para o Brasil na mesma época. Dedicou-se, primeiramente, à lavoura, em seguida passou a trabalhar como alfaiate e, finalmente, foi comerciante. 
Fundou a firma Stroparo e Cia. Ltda. onde seus descendentes continuaram seu trabalho. Dessa forma, a família contribuiu para o desenvolvimento do recém-criado município. Faleceu em 15 de novembro de 1941. 
A Escola Francisco Stroparo foi inaugurada em 31/03/1963, pelo Governador Ney Braga. Teve como primeira diretora Solange da Aparecida Pessôa e primeiras professoras: Cleoni Florestina Bini, Lidia Glinski, Maria de Lourdes Musial, Marli Paramustchak e Eulália Schubalski. A atual diretora é a professora Daniele Regina dos Santos e as duas coordenadoras pedagógicas são Silmara Passos e Silvia Aparecida Knesebek Kavilhuka. Atualmente, a escola atende 360 alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano, tendo elevado conceito na comunidade onde se encontra, apresentando índices que ultrapassam as metas estabelecidas pelo Ministério da educação (IDEB). 
Outra importante instituição do bairro é o Colégio Antonio Xavier da Silveira. 
Antônio Xavier da Silveira é o patrono do colégio. Nasceu na Lapa, em 08/05/1893, e faleceu a 03/07/1973, na cidade de Curitiba. Foi um dos primeiros moradores de Irati, chegando no ano de 1913, figura benemérita, estimada pela população local e homem respeitado pelas suas qualidades morais. Antônio Xavier era farmacêutico e instalou a farmácia Apollo, em 21/04/1913. Como Irati não contava com médicos, Xavier atendia à população que o procurava a qualquer hora do dia ou da noite. 
Em 1914 fundou o Iraty Sport Club. Exerceu intensa atividade política, tendo sido eleito para a Câmara Municipal em 1924, em 1928, em 1947 e em 1951. Foi Presidente do Legislativo em 1924/1925, 1951/1952 e 1955. Integrou a Guarda Nacional no período de 1914 a 1918. De 1927 a 1929 Antônio Xavier foi substituto do prefeito Zeferino Bittencourt. Fundou a Associação de Pais Cristãos, Rotary Club de Irati e Irati Tênis Clube. (Informações do texto da Professora da Escola, Katlen Kozlik). 
O Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira – Ensino Fundamental, Médio e Normal atende aos níveis e modalidades da Educação Básica, no corrente ano letivo, possui no ensino fundamental, ensino médio e na formação de docentes 1.201 alunos. A 1ª diretora foi a professora Eneida Camargo Meyer e a atual diretora é a professora Maria Amélia Ingles. 
Sem dúvidas, Antonio Xavier da Silveira e Francisco Stroparo foram figuras insignes para a história de Irati 
O bairro Stroparo é um dos lugares mais valorizados da cidade de Irati. Com a bonita igreja de São Francisco num dos locais mais altos da cidade. Deste bairro muitas outras histórias se poderiam contar.