notícias

Prefeito sanciona Lei que cria a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal

Propósito é acompanhar de perto as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário
Assessoria da PMI



Na última sexta-feira (08), o prefeito Jorge Derbli sancionou a Lei nº 4741 que cria a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati. O propósito é acompanhar de perto as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. O projeto sugerido pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

O prefeito Jorge Derbli enfatizou que a Patrulha será mais um instrumento na luta contra essa crescente onda de violência, que atinge as mulheres iratienses. “Os números divulgados, com certeza são maiores, pois muitas mulheres se sentem acuadas, tem medo, ficam envergonhadas, se calam e não denunciam os agressores. Com o envolvimento de todos os agentes públicos e entidades parceiras no correto e eficaz atendimento à mulher vamos trabalhar para mudar esse quadro. Precisamos romper esse ciclo de violência”.

Para o funcionamento da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, a Prefeitura fez as adaptações necessárias num antigo imóvel localizado na área do CAM – Centro Administrativo Municipal. Além das salas administrativas, cozinha, sanitário adaptado, sala de arquivos, rampa de acesso para deficientes, telefone e internet, o local conta com espaço para escuta especializada.

Como o atendimento não poderá sofrer interrupção, recentemente todo o efetivo da Guarda realizou curso de formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado pela 8ª Cia. Independente de Polícia Militar. Através de convênio com o Ministério da Justiça, um veículo 0 km, devidamente equipado, será disponibilizado para a Patrulha.

Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Procuradoria do Município, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, Conselho da Mulher e Câmara da Mulher.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui

PUBLICIDADE