notícias

Irati lança portal de compras públicas

Compras Irati foi criado para fortalecer os vínculos entre a administração pública e o empresariado local

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava 
Compras Irati foi criado para fortalecer os vínculos entre a administração pública e o empresariado local
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação lançou, na última semana, o portal Compras Irati, o maior do segmento na região. A finalidade da iniciativa é firmar vínculos entre a administração pública e o empresariado local, de modo a fazer com que os recursos públicos da Prefeitura de Irati sejam concentrados na própria cidade e aplicados na aquisição de produtos do comércio da cidade. O objetivo é também estimular a competitividade através da participação de micro e pequenas empresas nos certames e gerar economia aos cofres públicos.
“A Prefeitura é, hoje, o maior empregador [cerca de 1.330 servidores; sendo 1.055 estatutários] e é quem mais faz vendas públicas no município e na região. Desse valor que é realizado por mês, parte dele, de 20% a 25% vai para fora do município. Muitas empresas de fora do município estão vindo aqui, participando das licitações e levando o recurso público para fora. Identificamos que precisamos fortalecer o comércio local e incentivar as pessoas a participar de licitações públicas”, constata o secretário Emiliano Gomes.

Ouça a entrevista completa no fim do texto

Na compreensão de Gomes, a forma como, até agora, as licitações são divulgadas faz com que os editais não cheguem ao conhecimento dos fornecedores locais. Com a entrada do portal Compras Irati (www.comprasirati.com.br) no ar, esse contato do fornecedor iratiense com o poder público deve ser facilitado. Ao acessar o site, basta clicar no botão “Cadastre Sua Empresa” e preencher um formulário com informações da empresa para ser informado sobre licitações, pregões eletrônicos, concorrências e outras modalidades definidas por lei.
Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC
O empresário cadastrado será notificado por SMS (mensagem de celular) e por e-mail da abertura de certames para aquisição do tipo de produto que ele fornece ou de contratação do serviço que ele presta. No cadastro, um dos campos a ser preenchido é o de “área de interesse” – nele, o empresário especifica seu ramo de atividade e ele será avisado dos certames que tenham a ver com o produto vendido ou o serviço prestado por ele. O secretário ressalta que o aviso sobre a abertura da licitação não obriga o empresário cadastrado a participar dela; o aviso é apenas para efeito informativo. As licitações disponíveis também podem ser acessadas diretamente no portal Compras Irati, no canal “Licitações”.
A Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), que participa do programa Compras Irati, criou o Escritório Físico de Compras. Esse escritório deve auxiliar o micro e pequeno empresário a organizar a documentação para que participe dos processos licitatórios sem correr o risco de ser eliminado do certame justamente pela falta de um documento ou outro.
Em participação no programa "Meio Dia em Notícias", secretário Emiliano Gomes relatou como vai funcionar o portal Compras Irati
“Vemos esse como um dos maiores projetos da Secretaria [de Desenvolvimento Econômico e Inovação] por ele ter uma tendência de valorizar o recurso público – o valor pago pelo contribuinte; aumenta a competitividade das licitações e inibe as pessoas de fora a participar, porque aumenta a concorrência aqui. Ajuda a fortalecer o comércio aqui, fazendo com que esse montante que vai para fora gire mais aqui. Isso potencializa as empresas, aumentando a produtividade delas também. Pensamos muito nos MEIs [microempreendedores individuais]. Estamos focados nos pequenos e queremos que eles participem”, ressalta Gomes.
O portal Compras Irati é inspirado no programa Compra Londrina, da Prefeitura de Londrina, considerada a de maior transparência no Brasil. “Eles fazem com que a licitação não seja uma coisa de outro mundo para as pessoas. É uma coisa muito próxima para os comerciantes e eles sabem como participar. Eles aproveitam as oportunidades. A Prefeitura tem licitação de todo tipo de material, de serviço. Então, acaba sendo um espaço de interação entre a administração e os comerciantes”, explica.
Sobre a transmissão ao vivo de procedimentos licitatórios no canal Compras Irati, no Youtube, Gomes assinala que, ainda que o programa Compras Irati seja da pasta do Desenvolvimento Econômico, as licitações são da Secretaria de Finanças. “Tivemos autorização do secretário de Finanças para criar essa plataforma independente para trabalharmos de forma integrada incentivando o comércio local”, diz. As sessões de abertura de envelopes dos processos licitatórios são transmitidas ao vivo nesse canal do Youtube. As transmissões também ficam arquivadas para que possam ser assistidas posteriormente.