notícias

Ciclovia do Parque Aquático receberá nome de Marcos Antônio Razera

Homenagem ao ciclista, que faleceu em 2015, foi proposta pelo vereador Roni Surek

Da redação, com reportagem de Jussara Harmuch e Paulo Henrique Sava
Fotos: Jussara Harmuch, Cristiano Razera, Rafaella Maier e Paulo Henrique Sava

Os membros da equipe iratiense Piru Bikes estiveram presentes na sessão da Câmara de Irati na terça-feira (12), para acompanhar a votação do Projeto de Lei nº 043, de autoria do vereador Roni Surek, que denomina a ciclovia, localizada no Parque Aquático de Irati, no bairro Rio Bonito, de “Marcos Antônio Razera”. O ciclista, que obteve destaque nacional e internacional, representando o município em diversos eventos, faleceu no dia 3 de maio de 2015.
O projeto foi aprovado por unanimidade de votos pelos vereadores e segue agora para segunda discussão que deve ocorrer na próxima reunião, marcada para o dia 19.
O novo traçado da ciclovia passará pelas ruas Expedicionário José de Lima e Adão Panka, contornando todo o Parque. A obra faz parte da revitalização do espaço. Os recursos, na ordem de R$ 400 mil, foram destinados via parlamentar do senador Roberto Requião (MDB) ainda em 2018, com auxílio do deputado estadual Requião Filho.
Com a construção da ciclovia, o trânsito pela Rua Expedicionário José de Lima que contorna o Parque e segue até o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fluirá em sentido único depois da conclusão das melhorias. No trecho entre a 8ª Cia da Polícia Militar e o IAP, não será permitido estacionamento do lado direito. Da mesma forma será feito no trecho entre a Rua Arcélio Batista Teixeira e a rotatória com a Rua Camacuã.
Dentro deste pacote de melhorias, também está sendo feito o alargamento da pista de caminhada, que receberá novo pavimento asfáltico e proporcionará maior conforto para aqueles que utilizam o local para prática esportiva ou passeio com a família. Além disso, a calçada que contorna o Parque também está recebendo melhorias.

Outras obras de revitalização do Parque

Outras obras de revitalização devem ser feitas no Parque Aquático, conforme o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut. “Vamos ter mais bancos para a população, lixeiras, sinalização, um coreto para apresentações musicais, vamos refazer a lanchonete que faz falta aqui dentro até para comprar uma água ou sorvete para uma criança”, relatou Alfredo. O lago do Parque também deverá receber obras de desassoreamento e melhorias nas bombas d’água.

Memória afetiva

Construído em 1987 e inaugurado há 30 anos, em 1989, durante a gestão do ex-prefeito Alfredo Van Der Neut, o Parque Aquático do Rio Bonito faz parte da memória afetiva do iratiense e se tornou um cartão postal da cidade.