notícias

Secretaria de Saúde de Rio Azul reforça ações de combate ao câncer de mama

Três grandes eventos serão realizados em duas comunidades do interior e na Igreja Matriz com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizarem o exame preventivo

Da Redação, com fotos da caminhada de abertura da campanha Outubro Rosa tiradas pela Assessoria da Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Rio Azul preparou atividades para envolver as mulheres do município na campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. Estão programados três grandes eventos em diferentes localidades do município.
Nesta quinta-feira, 10, a partir das 13h, na Barra da Cachoeira. A ação prossegue no dia 17, também às 13h, na localidade da Invernada. Já no dia 24, a mobilização será realizada no salão da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade. Nos três locais, haverá coleta de amostras para exame preventivo de câncer do colo do útero.
As mulheres que fizerem a coleta do preventivo ou que agendarem a mamografia vão receber um brinde alusivo à campanha Outubro Rosa e, automaticamente, estarão concorrendo a prêmios durante todo o mês.
A secretária de Saúde, Rosane Popovicz Schirlo, ressalta que na unidade de saúde em frente ao hospital São Francisco de Assis, haverá coleta de preventivo todos os dias neste mês exceto no dia 24 quando será realizada uma grande mobilização na Igreja Matriz.
Uma caminhada no dia 1º de outubro deu início às atividades da campanha Outubro Rosa em Rio Azul com a participação de aproximadamente 100 mulheres, que trabalham na secretaria de Saúde do município.
“A gente fez nas duas ruas principais da cidade [a caminhada] como motivo de alertar e lembrar as mulheres sobre a importância desse mês que a gente deu início as atividades [do Outubro Rosa]. A gente tem preventivos no interior que as meninas agendaram até se as mulheres quiserem procurar as agentes de saúde para estar agendando o seu horário, a gente terá no dia 19 à noite [em um sábado] a coleta do preventivo na unidade de saúde em frente ao hospital. Toda mulher que colhe o preventivo ganha uma caneca alusiva ao Outubro Rosa. Entregou o encaminhamento de mamografia no setor de agendamento de exames ganha um brinde, que é a caneca com o tema do Outubro Rosa. Durante esses três grandes eventos, a gente terá o sorteio de brindes também. Nesse dia vai ter palestra, manicure, maquiagem, vacina, teste rápidos e no finalzinho um lanchinho para as mulheres”, relata Rosane.