notícias

Projeto escolar aplica música no desenvolvimento da memória e concentração

1º Festival de Música Escolar foi realizado na Escola Rural Municipal José Bonifácio, na comunidade de Faxinal de São Pedro, em Rio Azul

Da Redação, com informações e fotos Assessoria 
Professor Adão Amorim ao lado dos alunos que disputaram a categoria Pré-Mirim
O 1º Festival de Música Escolar, realizado na Escola Rural Municipal José Bonifácio, na comunidade de Faxinal de São Pedro, em Rio Azul, procura inserir a música na rotina de aprendizado das crianças, como ferramenta para ampliar o desenvolvimento da memória e da capacidade de concentração.
O projeto parte do pressuposto que sons e melodias atuam como auxiliares nas capacidades de leitura, concentração e memorização, ao passo que os gestos e danças motivados pela música influenciam no desenvolvimento motor e, por fim, a prática do canto aprimora a respiração, a concentração e a expressão oral dos alunos. Além disso, cantar em conjunto leva as crianças a desenvolver o sentido de parceria, pela necessidade de harmonizar as vozes e os instrumentos.
O prefeito Rodrigo Solda prestigiou o evento escolar e o desempenho dos alunos e sua presença de palco. Ele fez elogios também ao professor Adão Amorim, idealizador do evento, à diretora Ivana Ivantchuk e a equipe multidisciplinar da escola, que colaboraram com a organização.
O professor Adão ministra aulas de Educação Física nas escolas José Bonifácio e Santo Antônio e introduziu o projeto “Festival de Música” no terceiro bimestre letivo a fim de inserir músicas e atividades físicas na rotina escolar dos pequenos. Em sua avaliação, a música ajuda a ampliar a sensibilidade e a empatia das crianças e suas capacidades de concentração e de memorização, o que traz benefícios aos processos de alfabetização, leitura, raciocínio lógico e coordenação motora. “A música estimula e fortalece vínculos entre alunos e professores e colegas. É uma enorme ferramenta para tornar o ensino mais poderoso e de qualidade”, observa.
O festival foi dividido em três categorias: pré-mirim, mirim e juvenil, com um total de 67 inscritos. Confira a classificação:

Pré-mirim

1° - Cristiano José Gonsalves Batista
2° - Maria Eloisa Valesco
3° - Kethlim Rigieviski
4° - Andreia Robaskevicz
5° - Grasiele Pajeski

Mirim 

1° - Luis Gustavo Valesko
2° - Thais Vitoria Ferreira
3° - Wedesney Weuler Leonardo
4° - Rudinei Ruam Kisiaskevicz
5° - Andrei Gabriel Strona

Juvenil 

1° - Fernanda Aparecida Gureski de oliveira
2° - Gabriela Pamela Egewarth
3° - Carlos Henrique Demucharski
4° - Karina Kava
5° - Gabriel Valeski
O Festival de Música Popular prossegue nesta na sexta-feira, 4, na Escola Santo Antônio, na localidade de Barra da Cachoeira, às 18h30.