notícias

Prefeitura de Irati elabora novo plano de cargos e salários do Magistério

Anúncio foi feito pelo prefeito Jorge Derbli durante almoço em comemoração ao Dia do Professor na sexta-feira (11)

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge 
Prefeito Jorge Derbli mostra plano de cargos e salários do Magistério que será encaminhado ao legislativo municipal. Na foto, Derbli aparece ao lado do presidente da Câmara, Nei Cabral, durante almoço de confraternização no Centro de Eventos Italiano
A Secretaria de Educação antecipou a comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, e os docentes do município de Irati se reuniram em um almoço festivo, no Centro de Eventos Italiano, na sexta-feira (11). “Como o dia 15 já está previsto em calendário escolar, com o recesso de segunda (14), isso já é determinação do Governo do Estado e do Núcleo Regional de Educação (NRE), segunda (14) e terça (15) serão recesso e Dia do Professor”, explica a secretária de Educação, Rita de Cássia Almeida.

Plano de Cargos e Salários

A ocasião serviu, também, para que o prefeito Jorge Derbli anunciasse o atendimento de uma antiga reivindicação da categoria: o Plano de Cargos e Salários do Magistério. “Conversamos muito com a Rita, com o Conselho Municipal de Educação, com o Sindicato e com os professores e foi confeccionado o novo Plano de Cargos e Salários. O último é de 2006. De comum acordo, um estudo feito com muito critério, pedi apenas uma questão: que nenhuma professora, nenhum educador, nenhum profissional de Educação perdessem algum direito adquirido durante esses 13 anos”, expõe o prefeito.
O projeto de lei com o novo Plano de Cargos e Salários será protocolado junto à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (14), para que a matéria seja apreciada pelo Legislativo. Segundo Derbli, o novo Plano contempla aspectos que estavam pendentes, como a da Educação Infantil, com a equiparação de salários das professoras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e “correção de injustiças”. “Esperamos que a Câmara analise e que, nos próximos dias, tenhamos aprovado esse novo Plano de Cargos e Salários”, diz.

Fundo rotativo para as escolas

Outro anúncio foi a criação de um fundo rotativo, para que as escolas tenham recursos para pequenas obras de manutenção de sua infraestrutura, como a troca de fechaduras, de vidros quebrados e outros reparos que se façam necessários à manutenção permanente dos prédios públicos. O projeto ainda deve ser discutido com o Conselho Municipal de Educação e com as diretoras das escolas. “Um grupo que estude e veja a situação melhor para que nós possamos, também com aprovação da Câmara Municipal, poder fazer um repasse mensal de um valor por aluno, por escola, para que esse fundo seja gerido pela direção da escola, para que não fique tão dependente da Prefeitura, algo como o que já existe em Curitiba e Londrina e em outras grandes cidades, onde cada escola recebe um recurso mensalmente, de acordo com o número de alunos”, acrescenta o prefeito.

Homenagem foi estendida para todos os profissionais que atuam na educação iratiense

Conforme Rita, a homenagem se estendeu a outros profissionais envolvidos com a Educação iratiense. “Então, hoje, comemoramos aqui, nesse grande evento, não só com os professores, mas com todos os profissionais da Educação, também com nossos motoristas, que são também parte da Educação do Município”, frisa.
A secretária observa que, ao longo da semana passada, os professores se desdobraram bastante em torno da organização de apresentações artísticas nas escolas, a promoção de passeios com as crianças ao Parque Aquático e outras atividades alusivas ao Dia das Crianças. O almoço, portanto, foi uma forma singela de recompensá-los pelo empenho durante o ano todo em prol do desenvolvimento pessoal dos pequenos e como uma oportunidade de confraternização entre professores de diferentes escolas.
Derbli comenta que o almoço já se tornou uma tradição da Secretaria de Educação e que ele ocorre com apoio de patrocinadores. Neste ano, o banco Sicredi patrocinou a festividade.
“A Educação de Irati vai muito bem, graças ao empenho e dedicação de todo o corpo da Educação. Eu diria desde a merendeira, da zeladora, da diretora, da coordenadora, da professora, da profissional que cuida das crianças nos CMEIs, da secretária Rita. Acertei essa Secretaria da Rita, pela experiência que ela já tem de outras passagens pela Prefeitura e pelo Estado. Uma equipe integrada, que atua junto aos professores para que nossa Educação alcance, cada vez mais notas melhores no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressalta Derbli.