notícias

Parque Aquático ganha nova ciclovia e pista de caminhada com revitalização

Obras foram asseguradas a partir de emenda federal de R$ 400 mil, obtida por intermédio do deputado estadual Requião Filho (MDB)


Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava. Fotos e vídeo: Vânia Andrade


O Parque Aquático, no Rio Bonito, vai ganhar uma ciclovia, que contorna toda a extensão do cartão postal iratiense, e uma nova ciclovia. As duas melhorias incorporam o projeto de revitalização do espaço, que foi assegurado a partir de emenda federal de aproximadamente R$ 400 mil e de uma contrapartida municipal. O encaminhamento da emenda teve intermédio do deputado estadual Requião Filho (MDB), que visitou Irati na sexta-feira (18) para acompanhar o andamento das obras.

Confira um vídeo do andamento das obras no fim do texto

“Inicialmente, essa verba veio pelo governo federal quando o Roberto Requião (MDB) ainda era senador. O Requião Filho foi nosso intermediário e que agilizou isso, porque o governo federal é difícil liberar coisas para nós aqui. Na verdade, os méritos são do Requião Filho”, comenta o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van Der Neut.
A nova pista de caminhada será alargada e totalmente revestida em asfalto. A ciclovia, que até então não existia, contorna todo o Parque Aquático. As calçadas antigas estão sendo substituídas por paver. A obra ainda contempla placas de sinalização em todo o parque e outras pequenas melhorias.
“Estive há pouco, com o prefeito [Jorge Derbli] e com o secretário, vendo a obra se materializar. E isso é muito satisfatório, porque a emenda é um pedaço de papel – hoje em dia, praticamente, apenas um dado. Esse dado, esse pedaço de papel, virou uma realidade, o parque está sendo reformado e está ficando lindo, maravilhoso, está se retomando esse parque, que será devolvido à população e isso é muito gratificante”, disse o deputado, durante a visita a Irati na sexta (18).
Requião Filho, que participou ao vivo do programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá, afirmou que também está tentando intermediar a liberação de uma retroescavadeira para o município, além da destinação de recursos para construção de duas academias ao ar livre.

Trânsito alterado

O trecho da Rua Expedicionário José de Lima que contorna o Parque Aquático passará a ter mão única após a conclusão das obras de revitalização do local. O trânsito será alterado no trecho desde a 8ª Cia até o Escritório Regional do IAP. Neste trecho, será permitido estacionar apenas do lado esquerdo.
Será proibido estacionar do lado direito da Rua Expedicionário José de Lima, desde a Rua Arcélio Batista Teixeira até a rotatória na Rua Camacuã.

Cartão postal

Concebido em 1987 e inaugurado há 30 anos, em 1989, durante a gestão do ex-prefeito Alfredo Van Der Neut, o Parque Aquático do Rio Bonito compõe na memória afetiva do iratiense um verdadeiro cartão postal da cidade. Atrações como o trenzinho e os pedalinhos, que, com o tempo, foram desativados, complementavam o visual das trilhas, lagos e pontes, que põem um pouco de natureza num dos bairros mais populosos da cidade. O trenzinho foi reativado em 2018.

Vídeo mostra andamento das obras no Parque Aquático