notícias

Novo Colégio São Vicente abre matrículas para 2020

Instituição oferta ensino em período integral. Atividades se dividem em dois turnos, das 8 às 17h, com práticas extracurriculares no contraturno

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava 
Nova estrutura foi construída para receber a o Novo Colégio São Vicente de Irati
Com proposta inovadora e ensino em período integral, o Novo Colégio São Vicente de Irati está com matrículas abertas para turmas com início em 2020. A instituição surge com o objetivo de formar cidadãos críticos e autônomos, prontos para dar respostas aos desafios da contemporaneidade.
“Inovadora em relação à proposta pedagógica, que é o mais importante; inovadora em relação a seus professores, que são todos de grande experiência, com boa titulação e pesquisadores e inovadora com relação a outros aspectos, como o horário, que é diferenciado e a forma como as atividades são desenvolvidas, com atividades digitais, parte do material digitalizado, a utilização de tecnologias em sala de aula. Uma série de ações que são inovadoras, pensando no cotidiano das nossas escolas”, ressalta o professor Edélcio Stroparo, um dos assessores desse novo empreendimento educacional.
Aulas do currículo comum se complementam com atividades extracurriculares diversificadas no contraturno, dentro da proposta de intensificar a preparação dos alunos para o ensino superior. Nessa perspectiva, o Novo Colégio São Vicente se apoia na oferta de múltiplas oportunidades de aprendizado, baseado em programa político-pedagógico formulado e coordenado por professores altamente qualificados, que garantem que o desempenho do aluno é proporcional à sua permanência na instituição, por ser um ambiente que estimula o estudo como um hábito.
“Temos pensado em contemplar as diferentes presenças que aparecem e convivem na escola. É importante destacar o que pensamos, enquanto proposta pedagógica e projeto educacional, é numa tentativa de educar nossos alunos para a autonomia e permitir que eles consigam fazer as escolhas. Por isso, organizamos a escola com diferentes espaços de aprendizagem. É um projeto educacional e todos os espaços são pensados como espaços de aprendizagem. Vivemos num mundo tecnológico, estamos conectados o tempo todo e, se tem uma coisa que nossos alunos de ensino médio conhecem, é tecnologia, afinal, eles são nativos tecnológicos. Nossa busca é por associar essas facilidades que a tecnologia nos oferece, para que eles consigam construir processos de aprendizagem a partir da contribuição tecnológica”, observa a professora Francine Cordeiro Bobato, que faz parte do corpo docente do Novo Colégio São Vicente.
As atividades se dividem em dois turnos, das 8 às 17h, com práticas extracurriculares no contraturno, sejam elas de cunho cultural, de empreendedorismo, esportivas, tecnológicas e de formação cidadã, na teoria e na prática.
“É uma escola que a própria grade curricular já é expandida e temos mais aulas em algumas disciplinas. Nosso horário começa às 8h, temos quatro aulas no período da manhã e, à tarde, os alunos voltam para mais duas aulas, ainda da grade curricular. Depois, eles têm apoio pedagógico das disciplinas mais duras, como Português, Matemática, Química, Física, Biologia. Ao final do dia, eles têm uma oficina, em que podem trabalhar com arte, com esporte ou algum viés que vamos desenvolver na educação ambiental ou educação financeira”, acrescenta a professora Maria Rita Kaminski Ledesma.
Pais exigentes e com agenda atribulada podem encontrar no ensino integral a vantagem de ter seus filhos em ambiente seguro durante todo o dia, ao passo que os filhos têm oportunidade de uma excelente carreira educacional e uma rotina que se torna adequada para toda a família. “O tempo que o aluno está conosco ele não está em casa ou na rua numa atividade que não seja saudável. Na escola, ele vai ter um elenco de atividades direcionadas à formação pessoal e profissional desse aluno. Ele chega pela manhã e vai ter toda uma carga horária de conteúdos curriculares, depois tem assistência pedagógica – em que os conteúdos são revistos, por outro professor e com outra metodologia – e ele desenvolve as tarefas que são previstas para as variadas disciplinas do dia e da semana e, depois, ele tem todo um elenco de atividades, principalmente na área cultural e esportiva”, salienta Stroparo.
Outras vantagens do Colégio São Vicente são o acompanhamento especializado de um psicólogo para a orientação vocacional dos adolescentes, a fim de que procurem fazer a melhor opção de carreira profissional. Com sede própria, o prédio está totalmente adaptado às condições de acessibilidade e amplo estacionamento. Localização privilegiada, no Centro, rodeado de área verde, se soma aos diferenciais dessa instituição.
“A ideia central desse projeto é que o aluno possa, ao final de todas essas atividades, ao final de seu curso, acessar a universidade sem traumas. Nossa ideia principal é vencer o estigma do cursinho, em que os alunos são convidados a cursar o ensino médio em um determinado período e a voltar à escola, em outro período, para fazer cursinho, pagando duas vezes por isso. Nossa ideia é que o aluno venha e faça tudo ao mesmo tempo, conclua o curso e esteja apto a acessar o vestibular das instituições mais renomadas da nossa região”, frisa.
O antigo prédio do Colégio São Vicente está sendo restaurado e adaptado às necessidades atuais e um bloco novo foi construído já dentro dessa nova dinâmica, com plena acessibilidade e conectividade em todos os ambientes. “A escola foi construída para ser um espaço educacional, com todos os ambientes que são necessários dentro de uma escola. O mais importante é que seu filho estará seguro em nosso colégio, porque tem toda a infraestrutura necessária para a segurança, como a prevenção a incêndios. Temos toda a estrutura pronta para qualquer acidente, são portas adequadas, com corta-fogo, abertas para o lado correto, com a trava correta. E acessibilidade também: temos escadas, rampas, elevador, carteiras próprias para os alunos, inclusive, para aqueles com redução de mobilidade”, reforça Maria Rita.

Matrículas abertas

As matrículas estão abertas e a equipe está à espera da visita de pais e alunos, diariamente, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Venha conhecer a proposta pedagógica e negociar condições especiais para matrícula, mensalidades e material didático no Novo Colégio São Vicente, que fica na Rua 24 de Maio, 538 – Bloco B – Centro. Outras informações pelos telefones (42) 9-9808-4870 e (42) 3422-8421.