notícias

Jovens iratienses recebem Certificado de Dispensa de Incorporação do Exército

Cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o Batatão

Da redação, com reportagem de Sidnei Jorge
330 jovens receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação na manhã desta sexta-feira, 11, em cerimônia realizada no Ginásio Batatão
Cerca de 330 jovens iratienses que completam 18 anos em 2019 receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação emitido pelo Exército Brasileiro. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o Batatão.
Segundo o capitão do Exército Wilson Rosa, o Certificado de Dispensa de Incorporação é necessário para que o jovem possa obter passaporte, ingressar em escolas públicas ou ainda conquistar vaga de emprego. “Toda vez que ele for a um órgão público ou empresa, vai ser solicitado este documento”, frisou.
A partir do alistamento e até os 45 anos, em caso de extrema necessidade, como em uma guerra, por exemplo, mesmo que tenha recebido o Certificado de Dispensa de Incorporação, o jovem poderá ser convocado pelas Forças Armadas. “Dos 18 aos 45 anos, os jovens compõem a força mobilizável do Exército. Após os 45 anos, eles receberão um atestado de desobrigados do Serviço Militar”, afirmou o capitão.
Rosa ressaltou que a dispensa do Serviço Militar é feita apenas em municípios não-tributários, ou seja, nos quais os jovens não servirão às Forças Armadas. Ele reforça que, mesmo assim, eles devem procurar a Junta do Serviço Militar das suas cidades ao completar 18 anos e fazer o alistamento. “É muito importante ele realizar o seu alistamento, pois só assim ele estará em dia com o Serviço Militar. Durante o ano, ele receberá o seu certificado e vai ficar quites com o Exército”, comentou.
Caso resida em município não tributário e queira servir as Forças Armadas, o jovem pode se inscrever nas Escolas Militares do Brasil: a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, e a Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações-MG. Aqueles que optarem por seguir carreira na medicina, veterinária, farmácia ou odontologia, poderão servir ao Exército após concluírem a graduação.
Em Irati, a Junta do Serviço Militar fica na Avenida Vicente Machado, 216 – centro.