notícias

Curta rodado em Prudentópolis será exibido em três festivais

Elenco infantil do curta “Parabéns a Você” é formado por crianças prudentopolitanas

Da Redação, com informações da Tribuna do Paraná, Portal No Ar e fotos GP7 Cinema 

Rodado no interior de Prudentópolis, o curta-metragem “Parabéns a Você”, da cineasta Andréia Kaláboa, já foi selecionado para exibição em três festivais de cinema, de Norte a Sul do País. O curta, de 19 minutos e 38 segundos, já foi apresentado no Festival de Cinema de Santos (SP), na Mostra Oficial do dia 2 de outubro.
No dia 1º de novembro, o filme será apresentado na Mostra Competitiva do festival Santa Maria Vídeo e Cinema, que ocorre em Santa Maria (RS). “Parabéns a Você” é um dos 23 filmes selecionados para a Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros. As 17 ficções e os seis documentários concorrem ao Troféu Vento Norte.
Uma semana depois, o curta integra a programação da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, na cidade de São Miguel do Gostoso (RN). O filme será exibido no Centro de Cultura, na Mostra Infantil, para crianças de seis a dez anos, em sessões nos dias 8, 11 e 12 de novembro.
As cenas do filme foram integralmente gravadas em colônias rurais de descendentes de ucranianos de Barra D’Areia, Ponte Nova, Taboãozinho e Manduri, em Prudentópolis, cidade natal da diretora do filme, Andréia Kaláboa, e do produtor Guto Pasko, dono da produtora GP7 Cinema.
A obra de ficção se inspira na infância da roteirista e diretora Andréia Kaláboa. O roteiro é assinado por Andréia, em parceria com Ana Johann.
Em “Parabéns a Você”, Yulia é uma menina de sete anos, de uma família humilde de agricultores de ascendência eslava do interior do Paraná. A narrativa se passa em 1988, ano em que o brasileiro precisava lidar com a inflação galopante em meio a sucessivas tentativas fracassadas do governo de estabilizar a economia.
O filme procura mostrar como uma criança lida com as descobertas e as frustrações. Yulia sonhava em ganhar uma festa de aniversário, com um bolo bem bonito. No entanto, a crise econômica e os percalços enfrentados pelos pais a impedem de ter sua vontade atendida. Em meio a tudo isso, ela se depara com a morte pela primeira vez, quando um primo dela morre na semana de seu aniversário.
O produto audiovisual foi viabilizado pelo Mecenato Subsidiado da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com incentivo fiscal do Consórcio Ademilar, Grupo Uninter e da Unimed e recebeu apoio local da Prefeitura de Prudentópolis, através das Secretarias de Cultura e de Turismo.
As crianças Mônica Christo, Emily Machado, Julia Pontarolo, Mayara Romanichen, que formam o elenco infantil, e o jovem Dionei Kloster, que faz uma participação especial, são todos do município de Prudentópolis e passaram por um processo de preparação antes das filmagens.
Os pais de Yulia – o casal Iván e Nychka – são interpretados pelos atores curitibanos Rodrigo Ferrarini e Juliana Tosin. O ator Zeca Cenovicz faz uma participação como Bogdan, dono de uma bodega.