notícias

Confira resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Irati

Eleição teve 13 candidatos, que concorreram a cinco vagas. Foram quatro locais de votação e oito urnas disponibilizadas aos eleitores

Da Redação
Neste domingo, 6, foi realizada a eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares para o próximo quadriênio (2020/2023) em todo o País. Em Irati, 13 candidatos concorreram a cinco vagas. Foram contabilizados 2.073 votos válidos, seis brancos e 15 nulos no pleito.
A eleição teve quatro locais de votação e oito urnas. Três urnas foram instaladas no interior do município, sendo uma na Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini (Rio do Couro); uma na Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon (Pinho de Baixo) e uma na Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki (Guamirim). Os eleitores da área urbana votaram em cinco urnas dispostas no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. O horário de votação foi das 8h até 17h30. Já a apuração ocorreu a partir das 17h40 na Casa dos Conselhos, que fica na rua Coronel Pires.
Os cinco mais votados foram: Gisele Sequinel Gasparelo (288 votos), Sônia Mara da Rocha (228 votos), Thiago Gorte (213), Ederli Gritlet (213) e Ademir Carneiro (212). Na sequência, os candidatos tiveram a seguinte votação: Jussara Nunes 187, Claudir Gutervil 185, Ana Célia Vaz 143, Mari Mufato 128, Vinícius da Guarda Mirim 97, Dulce Cardoso 78, Daniele Ignacheski 58 e Edinéia Gonçalves de Oliveira 42. Os suplentes serão convocados para cobrir férias, afastamentos ou eventuais desistências dos titulares.
Neli Krepki teve um voto, mas ele não foi considerado, pois ela protocolou o pedido de desistência da candidatura. A comissão organizadora da eleição relatou que não foi possível retirar o nome de Neli do pleito em razão da solicitação ter sido feita com o processo em andamento e com os nomes dos candidatos já inseridos nas urnas.
Conforme Lei Municipal 4.513/2018, o prazo para apresentar recurso contra a apuração será aberto a partir de quinta-feira, 10, depois da publicação do resultado na edição do Diário Oficial do Município na quarta-feira, 9. As solicitações podem ser realizadas até o dia 16 de outubro. Os recursos serão julgados no dia 17, às 9 h, em sessão pública na Casa dos Conselhos Municipais. A proclamação dos eleitos com a respectiva homologação, tendo também o prazo para recursos quanto ao julgamento dos recursos apresentados acontecerá no dia 18.
O Conselho Tutelar é um órgão que zela pelo direito à proteção da criança e do adolescente, tanto pela omissão dos próprios familiares quanto do Estado. O conselheiro tutelar faz requisições de serviço público para dar prioridade de atendimento a crianças e adolescentes. Em Irati, o conselheiro tutelar é um servidor comissionado, com regime semanal de 44 horas e salário mensal bruto de R$ 3.097,73 (sem considerar os descontos).