notícias

Caça Níquel – Vereador reclama de radar na Vila São João

Durante sessão da Câmara, vereador José Bodnar (Zequinha) disse que falta sinalização e velocidade foi alterada à revelia

Jussara Harmuch


O vereador José Bodnar (Zequinha) (PV) subiu à Tribuna da Câmara na sessão de terça-feira, 22, para comentar sobre o radar de velocidade instalado no perímetro urbano da BR-153, na altura da Vila São João, que gerou reclamação da população.
O vereador relata que foi procurado por pessoas que transitam pela rodovia com frequência e foram multadas várias vezes em um curto período de tempo. De acordo com Bodnar não há sinalização no local e o limite de velocidade foi alterado de 60 para 40 quilômetros por hora sem que houvesse consulta à população.
“Este Radar é um Caça Níquel. Radar é para orientar e não multar”,
Zequinha Bodnar
A BR-153 é um importante corredor de ligação entre municípios próximos como Rebouças, Rio Azul e Mallet, além de ser usada no transporte da produção agrícola e madeireira vinda de Santa Catarina. O problema é que na altura de Irati, a rodovia passa por dentro do bairro mais populoso, a Vila São João. Também não há acostamento nem calçadas em alguns trechos desse percurso, o que agrava mais a situação de pedestres e ciclistas.
Descontente com a situação, Bodnar levou o caso ao conhecimento do Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, delegado Luciano Flores de Lima, que o orientou a encaminhar um ofício comunicando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).
“O DNIT sem consultar população baixou a velocidade de 50 para 40 km/hora [e não tem sinalização. O Código Brasileiro de Trânsito prevê sinalização vertical e horizontalmente”, diz o vereador e informa que solicitou também sinalização e retorno da velocidade em 50 km/hora.

Outros assuntos da sessão

Marcelo Rodrigues (Marcelinho do PP) contou que o ex-vereador José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão (presente no plenário) se reuniu com a executiva do partido em Curitiba para definir sua pré-candidatura à prefeitura de Irati.
Radar fica no perímetro urbano da BR-153