notícias

Apresentação na Barra da Cachoeira encerra 1ª edição do Festival de Música Escolar

Música inserida no cotidiano escolar pode ter benefícios à memorização e ao aprendizado do aluno

Da Redação 

A segunda etapa do Festival de Música Escolar ocorreu no dia 4 de outubro na Escola Rural Municipal Santo Antônio, na comunidade da Barra da Cachoeira, interior de Rio Azul. De acordo com o professor Adão Amorim, cerca de 80 crianças participaram do festival.
A apresentação concluiu a primeira edição do projeto, que teve sua primeira etapa na Escola José Bonifácio, em Faxinal do São Pedro, onde 67 crianças mostraram seus talentos. Segundo Amorim, o projeto tem como finalidade trabalhar a música como elemento auxiliador e potencializador do ensino e aprendizado. Ele acredita que a música estimula e fortalece vínculos entre alunos e professores, colegas e família.
O projeto “Festival de Música Escolar – A Música Inserida na Escola de Forma Lúdica” parte do pressuposto que sons e melodias atuam como auxiliares nas capacidades de leitura, concentração e memorização, ao passo que os gestos e danças motivados pela música influenciam no desenvolvimento motor e, por fim, a prática do canto aprimora a respiração, a concentração e a expressão oral dos alunos. Além disso, cantar em conjunto leva as crianças a desenvolver o sentido de parceria, pela necessidade de harmonizar as vozes e os instrumentos.

Confira a classificação por categorias:

Pré-mirim

1° Luana Aparecida
2° Giovana Mankaz
3° Fabio Slot
4° Eloise Basievicz
5° Adrian Cordeiro de Assis

Mirim 

1° João Miguel Cardoso
2° Tatiane Ruvieski
3° Maria Cristina Slot
4° Jéssica Gabriele Makoski
5° Gabriel Bucco

Juvenil 

1° Maria Wardrzinski
2° Beatriz Rymsza
3° Mariana Aparecida da Costa
4° Leticia Aparecida Esmaleski Cordeiro
5° Laísa Ferreira Lima