notícias

Alunos de quatro escolas comemoram Dia das Crianças na Unicentro

Parceria entre Unicentro e Secretaria de Educação levou cerca de 400 crianças para duas tardes de eventos festivos

Da Redação, com informações Assessoria e reportagem de Sidnei Jorge 
Alunos de quatro escolas municipais de Irati comemoraram o Dia das Crianças na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em duas tardes de eventos promovidas em parceria da universidade com a Secretaria de Educação, na quarta (9) e na quinta-feira (10). Nos dois dias, as crianças participaram do projeto Cine Kids e assistiram ao filme Paddington 2, que mistura animação e live action numa história com questões relacionadas ao meio ambiente e ao filme Brichos 2, do cineasta curitibano Paulo Munhoz.
No auditório Denise Stoklos, no bloco principal do campus Irati, as crianças assistiram a diversas apresentações artísticas elaboradas por estudantes do curso de Educação Física. Elas também participaram de um piquenique no Bosque Universitário.
A estudante de Educação Física, Mariana Tomal, coordenou os monitores das crianças durante os dois dias. “Já são três anos que trabalhamos com este projeto, e os resultados são excelentes, como podemos observar pela alegria e o entusiasmo das crianças. Isso mostra como é importante envolver a comunidade externa com a Universidade, pois é oportunidade de mostrar que aqui fazemos muito mais do que apenas estudar”, observa sobre o projeto de extensão.
Mariana ressalta que o curso possui, ainda, outros projetos de extensão, como os de Circo e de Ginástica, e convida a comunidade a participar. Neste ano, os monitores se caracterizaram como palhaços, como parte do projeto de Circo, e montaram um time de cheerleaders (líderes/animadores de torcida), como parte do projeto de Ginástica, uma vez que o cheerleading envolve movimentos acrobáticos. É um esporte bastante tradicional nos Estados Unidos e que começou a ser difundido no Brasil há alguns anos, especialmente a partir das universidades. “A gente sempre busca trazer uma coisa diferente, para que as crianças vivenciem outros esportes e conheçam o que temos aqui dentro”, afirma.
Neste ano, os cursos de Psicologia e de Fonoaudiologia também se envolveram na promoção do evento para as crianças das escolas municipais e a expectativa é a de que, em edições futuras, outros cursos possam se somar à iniciativa.
O agente universitário Nelson Susko comenta que no terceiro ano do projeto, que existe desde 2016, o Cine Kids se consolidou no formato atual. “O primeiro experimento foi levar a Universidade até à comunidade, levando o cinema até às escolas. No ano seguinte, colocamos em prática outras ideias, buscando reunir a comunidade, as crianças e acadêmicos numa maior interatividade”, explica. Segundo Susko, o filme Paddington 2 foi opção para os alunos das escolas Ana Amaral Gruber e Padre Wenceslau, que já tinham assistido ao filme Brichos 2 no ano passado.
A coordenadora pedagógica Natália Ilatchuk, da Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso, do bairro Engenheiro Gutierrez, agradece à Unicentro pela abertura desse espaço para as instituições municipais. “É um trabalho bem importante, um filme envolvendo o meio ambiente, a Floresta Amazônica, que é um tema que está sendo bastante discutido na atualidade e que temos trabalhado com nossos alunos dentro da escola a importância da preservação do meio ambiente”, afirma. Ainda segundo Natália, o projeto Cine Kids vem ao encontro de temas abordados em sala de aula.
“É um momento de lazer, na Semana da Criança, e também é voltado à conscientização ambiental. São duas coisas que correm juntas e não temos como dicotomizar as duas situações”, avalia.
Além da Escola João Maria Pedroso, participaram também do Cine Kids os alunos da Escola Municipal Padre Wenceslau, do Rio Bonito; da Escola Municipal João Batista Anciutti, do Riozinho e da Escola Municipal Ana Amaral Gruber, do bairro Stroparo.