notícias

Saiba como funcionará o processo eleitoral na Unicentro

Eleição para reitoria e direções dos campi universitários acontecem na quinta-feira, dia 19. Duas chapas concorrem ao pleito

Paulo Henrique Sava
A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) elege na quinta-feira, 19, o novo reitor e novos diretores para os campi da instituição.
Nos campi Santa Cruz e Cedeteg, ambos em Guarapuava, e em Irati, o período de votação será das 9 às 22 horas. Nos campi avançados de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis, na extensão de Coronel Vivida e nos polos de Educação a Distância (EAD), a votação será das 18 às 22 horas. Na unidade de Nova Laranjeiras (onde funciona o curso de Pedagogia), o período de votação será das 14 às 17 horas. Apenas nos polos EAD, os votos serão computados pela internet; nas demais unidades, a votação será em cédulas de papel.
Estão aptos a votar os professores, agentes universitários e acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. “O peso dos votos das três categorias é equivalente, de acordo com o estatuto da universidade. Todas são ponderadas com peso de 1/3 para cada categoria: professores, agentes e acadêmicos”, explica a presidente da Comissão Eleitoral, Luciene Regina Leineker.
O edital com a localização das sessões eleitorais está disponível aqui Download do Arquivo. A contagem dos votos terá início logo após o término do período de votação presencial, às 22 horas. Os nomes dos eleitos serão divulgados assim que a contagem esteja concluída.
Tanto para reitoria quanto para direções de campi, os mandatos têm duração de quatro anos. Vale lembrar que apenas os campus Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, e o campus de Irati elegem diretores. Extensões, campi avançados e polos EaD elegem somente a reitoria.
Neste ano, duas chapas concorrem ao cargo de reitor. Os professores Fábio Hernandez (candidato a reitor) e Ademir Juracy Fanfa Ribas (vice-reitor) disputam o pleito pela chapa “Dialogar, Construir e Agir”. Fábio é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação, que funciona no campus Cedeteg e é pesquisador da área de Grafos, Biomatemática e Computação Natural. Ademir atua no Departamento de Administração, no Campus Santa Cruz.
Carlos Alberto Ferreira Gomes (reitor) e Mariléia Gartner (vice-reitora) são os candidatos da chapa “Unicentro Viva”. Gomes já exerceu o cargo de reitor da Unicentro no período entre 1996 e 2004. Ele é professor adjunto do Departamento de Economia da Unicentro, onde atua desde 1983. Foi professor adjunto da UEPG, de 1987 a 2012 e é diretor geral da Faculdade Guarapuava desde 2011. Mariléia é chefe do Departamento de Letras, em Irati.
Para a direção do campus de Irati, Andrea Nogueira Dias (diretora) e Adriana Queiroz Silva (vice-diretora) concorrem pela chapa “Dialogar, Construir e Agir”. Andrea é professora do Departamento de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro. Adriana é professora do Departamento de Administração e comanda a Incubadora de Negócios de Irati (INETI).
Pela chapa “Unicentro Viva” concorrem Raquel Dorigan de Matos (diretora) e Carlos Magno de Sousa Vidal (vice-diretor). Raquel é professora do Departamento de Administração. Carlos atua como professor do Departamento de Engenharia Ambiental.