notícias

Colégio Florestal abre inscrições para cursos técnicos

Seleção é para turmas que iniciam as aulas no primeiro semestre letivo de 2020


Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 
O Centro Estadual Florestal Presidente Costa e Silva – o Colégio Florestal – está com inscrições abertas, até o dia 17 de outubro, para os cursos técnicos com início no primeiro semestre letivo de 2020. As inscrições são tanto para os cursos integrados, voltados para alunos concluintes do ensino fundamental em 2019, que vão fazer o curso técnico simultaneamente ao ensino médio, quanto para os cursos subsequentes – que duram três semestres e são para alunos que já concluíram o ensino médio.
“O integrado é para o aluno que vai fazer o ensino médio. Ele vai para a escola fazer o 1º, o 2º e o 3º ano. Faz a base nacional comum concomitantemente com as matérias técnicas: Viveiros, Topografia, entre outros”, explica o professor Elisson Girardi. A instituição oferece o curso Técnico em Florestas, nas modalidades integrado e subsequente, e os cursos Técnico em Agronegócio e Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade subsequente, no período noturno.
O público-alvo do curso Técnico em Agronegócio são filhos de produtores rurais e pessoas que, de alguma forma, estejam ligadas ao setor do agronegócio ou, ainda, as que tenham afinidade com a área. “Temos vários alunos formados que estão trabalhando em agropecuária, lojas que vendem adubo e insumos. Alguns voltam para a propriedade rural, colocando em prática o que aprenderam na escola, aumentando sua renda e sua qualidade de vida”, argumenta Girardi.
Outro curso que já está consolidado na instituição e que tem boa aceitação no mercado é o de Técnico em Segurança do Trabalho. “As empresas precisam e procuram esse profissional”, diz o professor.
A qualidade e tradição dos cursos ofertados no Colégio Florestal atraem alunos de toda a região e até mesmo de outros estados, segundo Girardi, uma vez que a instituição oferece alojamento para os estudantes. “Neste ano, temos alunos do Pará, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul. Quem faz o curso de Florestas tem direito ao alojamento. Eles vêm e moram na escola. Oferecemos alimentação, alojamento, roupa lavada e o ensino”, explica. Para os cursos de Segurança do Trabalho e Agronegócio, que são noturnos, não há alojamento. Os estudantes costumam vir de ônibus, de outros municípios.
Para os ingressos em 2020, serão disponibilizadas 40 vagas no alojamento, tanto feminino quanto masculino. O alojamento é disponibilizado para alunos que moram no interior de Irati ou que sejam oriundos de outros municípios.
O Florestal disponibiliza 35 vagas para o curso de Agronegócio noturno; 35 para o curso de Segurança do Trabalho noturno; 35 para o curso Técnico em Florestas subsequente integral (manhã e tarde) e 105 para o integrado, que também é integral.
O aluno deve apresentar, no ato de inscrição, o histórico escolar ou uma declaração de matrícula para estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental ou médio em 2019, o RG, o CPF e comprovante de renda familiar. Quem é de fora do município pode encaminhar a documentação via e-mail e, depois, comparecer ao Colégio Florestal apenas para efetivar a matrícula, explica o professor.
Os cursos técnicos possuem um bom índice de empregabilidade, segundo Girardi. No caso do Técnico em Florestas, que tem estágio obrigatório, é bastante frequente que o aluno seja efetivado na empresa logo após a conclusão do período de estágio, se tiver bom desempenho. “E temos muitos alunos que saem do colégio para prestar vestibular na UFPR, na UTFPR, na Unicentro. Muitos alunos não querem seguir a carreira em Florestas, mas o nosso ensino é tão bom, com professores tão bem capacitados, que incide nas universidades também”, diz.
Girardi convida aos interessados a visitar o colégio para conhecer a estrutura dos cursos, antes mesmo de fazer a inscrição. O colégio fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 23h. “Nossa fazenda tem 184 hectares; temos florestas plantadas, florestas exóticas, florestas nativas. Temos alguns projetos, como o arboreto, o apiário, o meliponário, um viveiro, marcenaria, serraria, vários laboratórios. Enfim, é uma estrutura gigantesca e estamos de portas abertas para quem quiser conhecer”, afirma.
O Colégio Florestal está situado na Avenida Paraná, 1000, na Vila São João. Os telefones são (42) 3423-2511 e (42) 3423-2381. O e-mail da instituição é iriflorestalcostaesilva@seed.pr.gov.br e o site é o www.iriflorestalcostaesilva.seed.pr.gov.br.